quarta-feira, novembro 03, 2010



IMAGEM EXTRAÍDA WEB

MLB – MOVIMENTO LAICO BRASILEIRO

Fui educado no Uruguai, onde meu pai esteve asilado durante o período da ditadura militar brasileira . Para mim ter sido educado na República Oriental sempre foi motivo de muito orgulho . Lá naquele pequeno País da América do Sul a educação se assenta em três pilares fundamentais: - é pública e gratuita – é obrigatória e, por fim, - é laica. Tudo isso graças às bases estabelecidas por um grande homem que se chamou José Pedro Varela . Quiçá graças a esse homem o Uruguai chegou a ser reconhecido mundialmente como a SUIÇA das AMERICAS.

Aprendemos desde muito cedo que o Estado não pode ter o direito de dar tratamento desigual a pessoas que professam crenças diferentes. Um espírita ou umbandista deve gozar dos mesmos direitos que gozam os cristãos ou os muçulmanos . E mais do que isso, os agnósticos que desprezam qualquer religião e preferem exaltar a Deus no silêncio de suas casas merecem do estado o mesmo tratamento respeitoso. Por fim, os impostos e tributos pagos por cidadãos ateus em nada diferem dos pagos por crentes ou carolas desta ou daquela religião.

O Brasil, como fruto do trabalho de gerações, sobretudo no universo jurídico e científico, vinha evoluindo lentamente rumo à transformação da estrutura nacional brasileira naquilo que poderíamos definir como um legítimo Estado LAICO, que se contrapõe a um modelo de estado teocrático, onde líderes de determinadas crenças se confundem e até se misturam com o poder político dominante. Essas nações que adotam o poder teocrático, não raras vezes, perseguem e punem cruelmente àqueles que ousam divergir.

Sou daqueles que não quero – não aceito – e combato a hipótese de viver num estado dominado por Aiatolás ou Bispos sectários . Desejo para mim e para as futuras gerações um estado que seja capaz de discutir políticas públicas como o uso de preservativos – o direito ao divórcio – e tantas outras conquistas de direitos civis , sem a influência fundamentalista de lideres religiosos.

Depois da desconstrução e da implosão desses valores, produzidos por uma campanha vulgar e lastimável do candidato José Serra, o que todos os brasileiros assistimos com preocupação foi a contaminação de temas religiosos para um debate que reclamava outras prioridades. Mais do que isso, a candidata vitoriosa foi obrigada a se vergar , a assumir posições pró-religião, sob pena de pagar um preço maior nas urnas. Em outras palavras, o Brasil laico perdeu as eleições.

Afigura-se, portanto , necessário estender um convite a todos os brasileiros que desaprovam isso , independentemente de partido político, para unir forças em prol de um MOVIMENTO LAICO BRASILEIRO , de maneira a consolidar uma instituição não governamental que sirva de contraponto a esse absurdo introduzido à história recente de nossa Nação.

Vamos defender uma profunda reforma na legislação e estabelecer um debate aberto e franco com a sociedade civil brasileira . Vamos defender a tributação de estabelecimentos de saúde, educação e comunicações que sob a “fachada” da religiosidade se transformaram em potências econômicas que proliferam ao beneplácito da imunidade tributária.

A todos aqueles que pensam como o expressado nesta crônica, fica o convite para somar forças na consolidação de um MOVIMENTO LAICO BRASILEIRO – Para tal fim deixo meu e-mail à disposição: - ivan.cezar@hotmail.com

14 comentários:

María disse...

Todas las personas somos iguales, nacemos desnudos, y morimos igual, no deberían existir las desigualdades.

Un saludo.

PRECIOSA disse...

Parabéns por sua bagagem de vida.
Me encantei com seus poemas...
Se permites, te sigo com carinho
Abraços...
Preciosa Maria

Almirante Águia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Almirante Águia disse...

Prezado Ivan, os pneus da democracia derraparam muito nas curvas desta eleição, a questão do estado laico sofreu um grande retrocesso, isto tudo já havia sido discutido antes, praticamente volta-se ao inicio dos debates. Mas não é somente este o grande perigo, correntes ultra conservadoras conseguiram marcar o tom a campanha, fundamentalistas preconceituosos, estão instigando a sociedade e disseminando suas doutrinas. É preciso estar vigilante ou um racha social se firmará. Na internet, estão se firmando alguns pilares perigosos à liberdade.

Twittarei imediatamente este texto.

Abraços

María disse...

Hola, Ivancezar:

Te deseo un feliz fin de semana.

Saludos.

São disse...

Concordo totalmente com a necessidade de o Estado ser laico. Não posso comentar o que se passou na campanha , porque não tive acesso senão através de artigos jornalísticos enviados para a imprensa portuguesa.

Neste momento, estou de coração e alma com os milhentos espanhóis que foram fustigados pela polícia quando se manifestavam contra a tremenda despesa efectuada pelo país (em situação de crise) por causa da visita dessa criatura chamada Bento XVI, manchada de pedofilia e desmandos afins.

Espero que Dilma desempenhe bem as funções para bem do Brasil e porque sou feminista.

Agrdeço que passe pelo "são", viu?

Um óptimo domingo.

Jeferson Cardoso disse...

Ivan, ilustre José Pedro Varela! Sempre me pareceu desastroso a religião interferindo no poder, algo que foge completamente do sentido da espiritualidade.
Ivan, eu sou cristão convicto. Acredito inclusive no livre arbítrio, o que se equivale a liberdade de expressão tão amplamente reivindicada. Quanto aos fatos recentes de nossa política, o que ficou claro não foi uma questão religiosa, porém uma questão de imagem. A foto acima ilustra bem o sentido da coisa. Se vegetariano comer carne garante votos; _vamos à churrascaria agora, oras! Pois estou com fome.

Abração, amigo! Minha consideração por você está acima de qualquer divergência religiosa ou política.

Jefhcardoso

Sandra disse...

Como é bom ter pessoas maravilhosas chegando e nos visitando.
Hoje venho agradecer as suas visitas e o seu carinho, e dizer tbém que o esquecimento do livro foi muito legal.
Esquecer o homem que roubava horas foi despertar muitas curiosidades entre as pessoas.
Veja um pedacinho.
“Eu roubo as horas para lhes dar tempo. Tempo de aprender a usar o tempo. Quem tem hora não tem tempo: tempo de olhar o tempo.”
A curiosa agradece do fundo do seu coração a sua presença;
Amo quando vens. Obrigada por estar chegando a primeira vez.
Aque as portas sempre estão abertas para receber os amigos.

A amizade sincera está sempre bem pertinho. Ultrapassa as fronteiras e nunca se perdem. acabam voltando pelo perfume suave da amizade, sinceridade e afeto. Que bom que sempre estamos juntos(as), caminhando neste universo de amigos.
Carinhosamente eu agradeço a sua presença.
Até mais.
sandra

Volte sempre

Janita disse...

Olá Ivan.
Desta vez não nos ofereces bela poesia mas, em compensação, trazes um texto com o qual concordo inteiramente.
A ingerência da igreja junto do poder estatal de qualquer país, acarreta influências negativas, que acabam sempre por retirar direitos civis a que todos os cidadãos deviam ter acesso, indepedentemente da sua raça ou credo.
Concordo e louvo esta tua forma de protesto, já que constitui uma maneira de alertar o povo do teu País, para a necessidade de um Estado laico.
Espero que desta vez tenhas vindo para ficar.
Agradeço os teus comentários no meu espaço, pois para além da amizade que neles sinto, são sempre pertinentes e incisivos.
Beijinhos amigo Ivan, algures no Sul do Brasil.
Janita

Angélica Teresa Almstadter disse...

Olá amigo, depois de dias trabalhando no micro em pról da campanha para ajudar a limpar a sujeira imposta pelo candidato perdedor, tentando desmentir boataria, calúnia, volto a vida normal e me deparo com esse desabafo magnífico da sua lavra, pois conte comigo.
Seu blog está lindo como sempre. Beijão

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Belo desabafo com o qual concordo plenamente, Ivan!
Beijos!

Guará Matos disse...

Oi, tudo bem? Que bom estar aqui em seu espaço.
Mas hoje quero lhe convidar para conhecer o JORNAL AFOGANDO O GANSO/ http://afogandooganso.blogspot.com/ um blog de conteúdo cultural e informativo. Bem humorado e de fácil leitura.
Apareça por lá, ta bom? E aproveita deixa comentário e siga também e eu lhe estarei sendo recíproco.
Abraços.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com vc,em número,gênero e grau.
Fantástica a desenvoltura do texto.
Obrigado pela visita carinhosa já estava com saudades de ti meu amigo.
Abraços carinhosos.

creaciones un zapatito de cristal disse...

LA DESIGUALDAD UN ATRASO PARA LA HUMANIDAD BESITOS GAVIOTA