terça-feira, dezembro 06, 2011



UM NOTÁVEL MAÇOM



Se estivesse vivo ele comemoraria seu aniversário neste mês de dezembro – no dia 28 – e falo de um personagem cujo nome honra as fileiras da MAÇONARIA . Irineu Evangelista de Souza , mais conhecido na história como Barão ou Visconde de Mauá, ostenta uma biografia que merece ser reverenciada e perpetuada.

Desafiando todas as adversidades da vida o menino Irineu com apenas 11 anos de idade e já órfão, com passagens pelas ruas como engraxate e biscateiro , foi resgatado por um tio que era capitão da Marinha Mercante e levado para o Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil.

Na metrópole obteve emprego como balconista de uma loja de propriedade de um inglês chamado Ricardo Carruthers, quem se ocupou de ensinar e preparar o menino para a vida . Com os anos chegou a ser gerente dessa loja e nesta condição viajou para a Europa e conheceu a moderna indústria que florescia na Inglaterra.

Voltou ao Brasil disposto a revolucionar a economia e de imediato lançou-se à indústria naval montando aquilo que seria o primeiro grande estaleiro do País. Organizou a maior companhia de navegação e montou empresas pioneiras no transporte ferroviário, além de construir a primeira rodovia pavimentada do Brasil.

 
Depois de plantar a semente da indústria nacional lançou-se no mercado financeiro criando o Banco Mauá e foi fundamental no desenvolvimento da Praça financeira no vizinho país do Uruguai, onde instalou o primeiro Banco da história uruguaia. Graças a sua intervenção o Brasil assegurou o acesso ao Mato Grosso via navegação pelos Rios da Prata, Uruguai e Rio Paraná . Muito provavelmente não fosse isso, o Brasil teria perdido a soberania sobre esses estados, pois não existia outro acesso viável naquela época.

Com a falência do Banco Mauá , na famosa crise bancária de 1864 , e já vitimado pelos efeitos da enfermidade (diabetes) , Irineu Evangelista de Souza declinou nos negócios, mas cuidou de pagar cada um de seus credores, morrendo pobre , porém dignamente .


Deixou um legado de decência que merece ser repercutido, sobretudo nos dias atuais onde a desonra – a perfídia – a traição e a corrupção corroem conceitos de pátria e minam o cotidiano de notícias ruins. Livre e de bons costumes, IRINEU EVANGELISTA DE SOUZA é homem justo e perfeito que como tal deve ser reverenciado por todos nós que nos entregamos às oficinas de nossa sublime Ordem.



6 comentários:

Denise Doro disse...

Bonita homenagem a um grande Maçom! Mue amor também foi um grande Maçom, trinta e um anos de maçonaria. Está agora do outro lado. Nós aqui ainda com muitas saudades.
Abraços meu cunhado!

Murilo Reis disse...

Um grande visionário.

Recomenzar disse...

Me deleita tu idioma
me deleitan tus palabras
feliz 2012
un nuevo año nos espera

chica disse...

Linda homenagem.Meu pai foi Maçom e eu sempre achava tudo aquilo muito interessante e cheio de mistério...abração,Feliz Natal, chica

Janita disse...

Olá Ivan!
É sempre bonito homenagearmos aqueles a quem admiramos. Isso só prestigia e enaltece quem presta a homenagem.
Ivan, agradeço teus votos lá no meu cantinho e desejo para ti e tua família um FELIZ NATAL e BOM ANO 2012, com um beijo de amizade.

Janita

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.