Radio Music Player Free Online

terça-feira, dezembro 20, 2011

A Pulquéria – A Gruta e o Turismo


A Pulquéria – A Gruta e o Turismo



A lenda da Pulqueria , que já foi objeto de versos deste escriba , está vinculada a um lugar belíssimo, onde a natureza se mostra exuberante num casamento de vegetação com pedras que formam cavernas e águas correndo e caindo de cascatas. Tudo conjugado com cultura e lendas invulgares . Em qualquer lugar do mundo, uma natureza que assim se apresentasse seria logo identificada como um produto turístico, mas não aqui no Brasil .

Faz algum tempo que me instiga o tema do turismo , da hotelaria e das potencialidades abandonadas aqui no Brasil . Nunca neguei a meus leitores que me irrita a leitura das notícias que dão conta de Buenos Aires como a cidade mais visitada da América do Sul. Inquieta-me a repetição de estatísticas mostrando evolução do turismo como negócio tratado como prioridade em outras nações, e nós aqui passivos, atônitos ante a inércia de nossos governantes e uma ganância preguiçosa de nossos empresários.

Numa tentativa de despertar consciências e provocar debate escrevi as crônicas “O preço dos hotéis no Brasil” e “Caros e Sujos”, que estão sendo bastante apreciadas nos sítios virtuais onde estão publicadas.

Quando me vem à mente a beleza do inexplorado “Salto do Yucumã” na região norte do Estado do Rio Grande do Sul, reconhecido como a maior queda de águas do mundo no sentido horizontal , a tristeza invade minha alma. Uma paisagem de beleza inigualável no planeta em cujo entorno simplesmente inexiste qualquer estrutura profissional de exploração turística.

Na pequena cidade de São Sepé, no mesmo estado do Rio Grande do Sul, a situação não é nada diferente pois assim como o Salto do Yucumã , a Cascata da Pulquéria está encravada na mata e sequer há um acesso seguro e confortável. Quem chega nela o faz por insistência e curiosidade, e uma vez chegando até lá se deleita com a beleza do local.

Na mesma região existe a chamada “Gruta do Marco” também vinculada às lendas da índia Pulquéria e de seu amado consorte, o valente índio Sepé Tiarajú . Escondida em meio à mata fechada a Gruta do Marco reúne uma série de galerias – seriam segundo os exploradores sete cavernas – no interior das quais se abrigaram no passado a bela Pulquéria e o Cacique Sepé.

Custa a acreditar que nenhum governo e nenhum empresário tenham destinado recursos para a exploração de tamanhos ícones de turismo , pois quando se tem num mesmo lugar a beleza doada pela natureza conjugada a uma lenda e a personagens de um passado místico, é quase irracional descrever um contexto de abandono como o que vem plasmado nesta crônica.

Nada tenho contra os argentinos e menos ainda com o fato de Buenos Aires ser a cidade mais visitada da América do Sul, mas penso que em termos de beleza e de potencialidade turística o Brasil tem muito mais a mostrar e minha convicção é a de que temos falta de políticos e empresários à altura de tanta beleza e de tanta potencialidade.

Como quem vos escreve tem no verbo e nas palavras sua única riqueza , fica ao menos a missiva que denuncia algumas das razões pelas quais o Brasil , não obstante tanta riqueza , ainda não figure como um dos destinos turísticos eleitos pelos milhões de viajantes que anualmente se deslocam pelo mundo , ávidos pelo registro de lugares como os aqui descritos , onde a natureza se associa à história e às lendas e para não dizer que tudo está perdido , quiçá me reste a esperança de que algum investidor leia este artigo e resolva resgatar esse tesouro ...







8 comentários:

La Gata Coqueta disse...




¡¡Feliz Navidad para ti!!
Que vives el amor familiar
A la lumbre de los sueños
Alimentando la paz interior.

Dándote gracias estoy,
Por poner a mí alcance
La fortuna de haberte conocido
Y acompañarme estos días

Donde la magia navideña
Nos atrapa el corazón
Y nos regala la ternura
En cada trozo de papel escrito…

Un abrazo te dejare,
A los pies del nuevo año
Regado con la savia del afecto.

María del Carmen

María disse...

La navidad agita una varita mágica sobre el mundo, y por eso, todo es más suave y más hermoso (Norman Vincent Peale)

Te deseo que pases una feliz navidad envuelta en amor, paz y felicidad, y que el nuevo año te regale todos tus deseos cumplidos.

Un beso.

SONINHA disse...

Amigo querido!
Boa noite de antevéspera do Natal!
Está chegando o momento mais importante do ano!

"O NATAL

Ouvi dizer que o Natal perdeu seu significado...
Que deu lugar ao consumismo,
Árvores de Natal
e Papai Noel

Mas eu prefiro lembrar que neste Natal,
Por conta dos empregos temporários,
Muitas pessoas puderam resgatar um pouco de sua dignidade.

E que por conta do dinheirinho extra que receberão
Muitos pais e mães de família poderão
Oferecer uma mesa mais farta aos seus filhos

Prefiro lembrar que
por conta das Campanhas de Solidariedade feitas nesta época
algumas crianças ganharão, sim, algum brinquedo.

E que você...
Você poderá dar Aquele Abraço nas pessoas que você gosta
Mas que “por falta de motivo” pra abraçar
Ficou contido até agora...

E, talvez, neste momento você perceba que,
Bem ou mal,
No Natal, o Amor está em toda parte!

Mas, se ainda assim, você não quiser celebrar nesta data
Não tem problema:
Quero te convidar a viver com o Espírito do Natal
Todos os teus dias!"
Texto de Augusto Branco
********************************
Sônia Silvino's Blogs agradecem a sua companhia carinhosa
em 2011 e deseja a você um Natal muito especial!!!
Feliz 2012 a você e sua família!!!

Imagem e Poesia disse...

Oi, bom amigo escritor!

"Para sonhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre."
(Carlos Drummond de Andrade)

FELIZ 2012, AMIGO! BEIJOS

La Gata Coqueta disse...



Quisiera que el Año Nuevo sea lo más sobresaliente para ti

Que los días sean cubiertos por la calida luz del pensamiento

Que los sueños sean tan coloridos como las ilusiones

Que las noches se llenen de esperanza

Y las mañanas se tiñan de la ternura de los sentimientos

Este es mi deseo, que te hago llegar y dejo recostado

En la tarima del alma.

¡¡Feliz Año Nuevo Amigo!!

María del Carmen

São disse...

Partilho totalmenet esse seu desgosto, pois aqui em Portugal existem maravilhas que se estivessem em território espanhol seriam bem aproveitadas turisticamente!

Um bom resto de ano para si e quem desejar, amigo.

Kátira Ineu disse...

Ivan, que bom que encontrei alguém que pensa como eu! Essa falta de iniciativa, boa vontade ou talvez inteligência sobre o assunto turismo em São Sepé me incomoda muito.
Tantas oportunidades de explorar o turismo e trazer benefícios para o município e fica tudo no esquecimento. Lembro também do turismo religioso que tem muita força e temos o túmulo do Padre Mário Deluy que segundo algumas pessoas, sua batina esta preservada como no dia do seu enterro!!!
É... são grandes oportunidades!!!
**Desculpa primo não sou escritora, foi só um desabafo!!!
Bjss..

toryburchshoesbags disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.