segunda-feira, janeiro 04, 2010

TAPAPÓ BRANCO

Já escrevi diversos artigos e crônicas contando dos tempos em que minha família residiu no Uruguai, fruto do asilo político imposto a meu pai pelo regime militar brasileiro, após o golpe de 1964. Hoje quero, contudo, me posicionar apenas no tema do uniforme escolar que todos nós trajávamos na escola uruguaia e que , pelo que sei, continuam trajando até os dias atuais – uma simples túnica branca, aqui no Brasil chamado de “tapapó” , que era decorado por uma “moña” (tope) azul.
O Uruguai é um dos menores países da América do Sul, porém um dos que detém maiores índices em educação e cultura no mundo, e creio que temos muito a aprender com os uruguaios. Lá, sob inspiração do pensador José Pedro Varela, o ensino é público, gratuito e obrigatório, tratado pelo estado como uma prioridade.
Mas não é só isso – o ensino público é laico e toda a filosofia é voltada para consolidação dos valores sociais e interesses coletivos.A túnica branca era geralmente exigida até a altura dos joelhos e se prestava a cobrir por inteiro a roupa de todos os alunos, nivelando ricos e pobres , de tal maneira que no ambiente escolar se consagrava uma isonomia plena.
Todos éramos iguais e nosso único objetivo era o de estudar e receber do estado uma formação digna.Assistindo ao episódio da aluna de uma universidade paulista, fiquei perplexo com o julgamento - a meu juízo equivocado da sociedade - que, em sua expressiva maioria posicionou-se contra a direção do educandário e favorável à bonita, mas extravagante moça . Até ministérios e entidades tradicionais do país como a OAB se posicionaram em defesa da jovem.
Numa nação tolerante, onde as mulheres não sofrem com privações e preconceitos como em outros pontos do planeta e onde pode-se freqüentar a balada, bares ou mesmo outros ambientes festivos trajando qualquer roupa, o mínimo que se espera é que, pelo menos em ambientes acadêmicos e em locais de trabalho, seja respeitado um limite de sobriedade e de rigidez nas posturas.
O espaço físico e o ambiente escolar, tanto quanto o local onde se desenvolvem atividades profissionais ou empresariais prescinde de respeito a determinadas fronteiras de preferências íntimas e, por certo, nesse episódio a sociedade deveria ser convidada a refletir mais profundamente sobre a extensão do conceito de responsabilidade individual diante do interesse coletivo restrito.
Sem dúvida alguma, que a velha túnica – tapapó branco – nivelaria todos os estudantes evitando que os corredores escolares fossem transformados em passarela para desfile de “modelitos” e/ou competição de moda – esta concebida como ícone de posicionamento na casta sócio-econômica – consagrando diferenças que são incompatíveis com o objetivo de um local onde apenas dever-se-ia buscar o crescimento intelectual, pessoal e ético e, ao depois – e como conseqüência – o progresso material.
Mas, ao que parece, a juventude brasileira começa a buscar a notoriedade a qualquer custo, e ascensão social pelo viés da banalização de princípios éticos, sobretudo, porque é muito mais fácil e rápido ganhar dinheiro se despindo à lente das câmeras ou expondo a intimidade, do que se graduando na academia. Se há uma mídia disposta a premiar a futilidade e a exposição íntima – e paga bem - que se dane a academia!...

4 comentários:

Bia disse...

Para isso, existe aos baldes, as "celebridades instantâneas", que aparecem e desaparecem ao sabor e gosto dos bisbilhoteiros da vida alheia.
Quanto a moça, até hoje não entendi exatamente o que aconteceu, haja vistas, que a mesma era contumaz em usar esse tipo de vestimenta, e nunca havia sido incomadada nem pela direção da escola, nem pelos colegas. O que é mais estranho ainda, que o brasileiro está acostumado a esse tipo de comportamento, bundas e pernas não chega a ser bem novidade.
De qualquer forma, nem merece comentário o proceder de alguns jovens da UNIBAN, é a barbárie primitivista . Quanto ao nosso ensino público, nem tenho ânimo para manifestar-me. Lamentavel.
O Brasil deveria tomar umas aulitas com eles, por o MEC para acordar.
Beijos

Graça Lacerda disse...

Oi, Ivan,

fiquei feliz de ler esse texto contando um pouco da sua história de vida! Muito bonita.

Sobre o caso UNIBAN, cheguei a achar até mesmo que pudesse ser 'armação' entre colegas, que não mediram consequências desastrosas de seus atos...
Mas depois, a gente muda de opinião e acaba não chegando a conclusão alguma, ficando apenas e tão-somente o gosto amargo de atitudes lamentáveis como essa.

Um grande abraço a você!! Nos vemos...

Norma Villares disse...

Boas Férias!
Descanse bem e usufrua o melhor.
Paz e Bem!
Melhores abraços

Zeus disse...

Acertou em seu artigo bom amigo Ivam,o que parece acontecer em nosso país e o tal de se deixar levar pela "tendência da moda" e como você mesmo disse a concorrência para ver quem tem o melhor modelito,o corpo mais sarado e quem recebe os melhores elogios e cantadas.
Sobre a banalização de nossos jovens,isto também se deve a falta de 'punho'em certas entidades escolares e em sua grande maioria pela maneira fácil de se ganhar dinheiro com o nú,principalmente em se tratando do feminino,o BBB que começa me parece semana que vem não me deixa mentir.

Um abraço fraterno e seja feliz.!