segunda-feira, abril 11, 2011

CEM OU SEM

( a mis queridos amigos y amigas del mundo hispano , el juego de palabras se construye sobre el cien o el sin - mucho o nada ... ) ===================================================CEM ou SEM : - Cem ou Sem , pode até parecer um simples trocadilho, mas a verdade é que ele pretende ser um pouco mais do que isso . Em verdade o número cem - a centena - traduz uma quantidade razoável de unidades . Já a simples troca da letra "c" pela letra "S" nos induz ao conceito de ausência de valor - o próprio vazio ... ---------------------------------------------------------- Tragado pelos compromissos da vida diária, aliás cruéis demandas de agenda , na rotina perversa dos prazos e tarefas típicas da profissão de advogado, o tempo acaba literalmente devorando quase que tudo aquilo que de bom se encerra nas possibilidades do dia . ---------------------------------------------------------- É verdade que sobram algumas horas, minutos , mas aí entram outros compromissos que não são profissionais, mas que também são fundamentais, como seja a presença do pai para suas filhas, do esposo, do filho, do irmão e , enfim, as hierarquias sociais que também reclamam seja "marcado o ponto". O espaço para a leitura resta assim delimitado . ------------------------------------------------------------- Consoante a "fúria" da rotina ficamos a fazer cem leituras , ou acabamos ficando mesmo SEM nada ... Nessa luta do cem contra o sem, deixo a mensagem para todos os que travam essa mesma batalha . ------------------------------------------------------------- Quem sabe a aposentadoria, se Deus a conceder acompanhada de saúde permita a eliminação desse trocadilho e possa se eliminar o "s", tornando perene o "c" de cem, ou mais , muito mais ...

16 comentários:

chica disse...

Lindo isso e uma troca de letras muda tudo! Mas o que importa é saber, na hora certa usar.

Parabéns! CEM abraços, SEM deixar de esperar pelo tempo...chica

Denise Doro disse...

Sem comentários! Você merece Cem como escritor e pessoa. Esperaremos sua disponibilidade cem anos se preciso for! Só não desejamos ficar sem seus lindos textos! Abraços!

Janita disse...

Olá Ivan.
Bonito o texto e SEM favor te digo, que algo me diz que para além de andares com pouco tempo disponível atingiste a bonita conta de CEM POSTS.
Parabéns.
Beijos e abraços SEM fim.

Janita

María disse...

Felicitaciones por esos 100 posts, amigo Ivancezar.

Y la celebración lo brindas qué mejor que con unos bellos versos.

Saludos.

Zélia Guardiano disse...

Você é cem em tudo, meu querido amigo!
Agora, que a aposentadoria será a libertação para que se dedique àquilo que mais lhe interesse, isso é indiscutível.
Falo de cadeira: sou aposentada e não quero outra vida!rs...
Quando não estou escrevendo, estou lendo ou pintando um quadro: quer vida melhor?
Gostei demais do seu inspirado texto!
Enorme abraço da
Zélia

Denise Doro disse...

Tomei a liberdade de incluir seu Blog no MEME (MIMO) entre os dez melhores Blogs. Visite o meu e veja como proceder para dar continuidade. É muito interessante. Assim nos conheceremos melhor.
Abraços.
Denise

kaisu marjatta disse...

Terveisiä Suomesta! Kiitos olet vieraillut musiikki kansiossani, kirjoitan myös aika paljon. kasi sivua on tekstiä ja joskus musiikkia niissäkin mukana..Yällä vielä talvi, mutta aurinko lämmittää jo päivällä.
on vähän 5+ ei palele:)

Unknown disse...

Texto rico, que nos traz duas verdades, esse seu.
Realmente é, no mínimo, curioso, como uma simples troca de letra altera o sentido todo àquilo que se quer dizer, numa autêntica virada de 180º.

Mas, mais que isso, minha atenção foi atraída para a "aposentadoria", desejada pelo autor para poder aí, então, desfrutar de tudo o que possa perfazer os "cem" ...

Aqui eu descubro uma outra verdade: o quanto que a espera da aposentadoria é ambígua para nós: por um lado tememo-la por representar um ponto final numa vida como a conhecemos desde quase toda a existência. Por outro, como a desejamos, para poder usufruir de alguma merecida serenidade, poder gozar da "não obrigação de", depois de uma vida inteira de labuta, de pontualidade, de mais e mais...
É maravilhoso observar esta mistura de emoções em nós mesmos.
Gostei muito.
Abç

Belkis disse...

Felicidades amigo.
Un abrazo inmenso

Perola disse...

Oi meu querido.
Ah!!! vc é mil e nos deixa sem palavras.
Escrever ao meu ver embala a minha alma e de que a desfruta com prazer.
Parabénsssss.
Beijos milllllllllllllllll

Imagem e Poesia disse...

Olá, amigo! Adorei te ler.
Este teu texto disse muito a mim, fazendo-me repensar em alguns pontos que estão sem definição e tenho cem opções... A escolher somente uma!!
Beijinhos e Parabéns!
Ceiça

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

É a importância de cada detalhe!
Beijos, cem!

Norma Villares disse...

Muita luz e Feliz Páscoa!
Muito bonito essa troca de letras. Realmente muda tudo.
Eu remeto CEM abraços

Unknown disse...

Olha eu aqui, de novo, amigo Ivan!

Vim agradecer e retribuir sua visita.
Sabe, o interessante da vida da gente, é, tempos depois, descobrir que mais pessoas vivenciaram, ou vivenciam situações idênticas nas suas vidas de pais-educadores.
Aliás, lhe digo: é a mais caprichosa missão que se pode ter;)

Abç

creaciones un zapatito de cristal disse...

100 nada menos genial mi mas cordial felicitacion y adelante 100 mas besitos de gaviota en vuelo.

Celêdian Assis disse...

Olá Ivan, a propósito deste ótimo texto, tenho que justificar a minha ausência por aqui, ou em sua página no Recanto, já que ando literalmente SEM tempo, para dedicar-me ao prazer da leitura. Precisaria acrescentar pelo menos umas CEM horas a mais em minhas semanas, para conciliar trabalho e lazer.

Creio também que acabei por esquecer-me de lhe dar uma satisfação sobre uma informação que me pediu anteriormente. Realmente só pelo primeiro nome que me repassou, não conseguiria localizar a pessoa. Desculpe, amigo tanto pela demora, quanto por não poder ajudá-lo.
Um abraço,
Celêdian